Notícias
POR ASSUNTO
POR SEGMENTO
Aug.
21
Matemática: Teorema de Pitágoras - 9º anos
As aulas de Matemática das turmas dos 8º e 9º anos do Colégio Maria Imaculada, mesmo no período de distanciamento social, o aluno é o protagonista no processo de aprendizagem, pois por meio dos recursos tecnológicos adotados para minimizar a distância.
O Professor Alexandre Russo, faz uma mediação para que a aluna Marina Ritchie do 9º ano, participe ativamente da aula, permitindo à estudante o controle do software GeoGebra para a construção geométrica. Figura 1.
Dessa forma, a aluna, com mediação do professor para operacionalizar o software GeoGebra, constrói, colore e vivência todos os passos da construção da figura geométrica, bem como verifica, experimentalmente, o Teorema de Pitágoras, com o objetivo de determinar as áreas dos quadrados que estão sendo projetados sobre os lados do triângulo retângulo, conforme observa-se nas Figuras 2, 3 e 4.
O aluno Giovanni do 8º ano, solicita a permissão ao Professor Alexandre Russo para acessar o software GeoGebra e iniciar a resolução da situação proposta no livro didático. Figura 5.
Com mediação do professor para operacionalizar o GeoGebra, o estudante constrói as primeiras figuras geométricas, iniciando a resolução do exercício. Figura 6.
O aluno finaliza a construção geométrica, em resposta a situação proposta. Figura 7.
A participação ativa dos alunos nas aulas de matemática, proporciona interação, experimentação e uma aprendizagem participativa, pois o aluno aprende fazendo (larney by doing), oportunizando vivências para conhecimentos tecnológicos por meio de pedagogias ativas e comunicativas que possibilita o protagonismo do nosso aluno.