Notícias
POR ASSUNTO
POR SEGMENTO
Jun.
27
ITINERÁRIO DESENVOLVENDO UM CIENTISTA
A responsabilidade e a valorização do conhecimento científico são alguns dos pilares do trabalho que é desenvolvido nas aulas de laboratório de química pela professora Lize Silvério a partir do itinerário formativo "Desenvolvendo um Cientista".
Diante disso, cada grupo de alunos da 1ª e da 2ª séries do Ensino Médio escolheu uma questão problema estudada durante as aulas do semestre para apresentar aos alunos do 9° ano.
Também contamos com a participação do professor de biologia, Silvio Higa, com uma problemática envolvendo conceitos da química e da biologia.
A apresentação foi utilizada como recurso de divulgação científica e possibilitou a integração entre os alunos do Ensino Médio e do Ensino Fundamental (anos finais).
Compartilhamos na sequência as perguntas estudadas e apresentadas por cada grupo.
- Como funcionam os carros elétricos e quais seus impactos para o meio ambiente?
- Como acontece o banho de ouro em objetos?
- Qual a relação entre uma receita de brigadeiro e uma reação química?
- Por que a água do oceano não congela?
- Como podemos obter água doce por meio da água do mar?
- Como a altitude pode influenciar no preparo da bebida do café?
- Como determinar se a gasolina está ou não adulterada?
- Por que o miolo do pão é mole e a casca é dura?
- Por que o navio flutua e o submarino tanto flutua quanto afunda?
- Como determinados o pH dos alimentos?
- Quais os impactos da técnica de cromatografia para a nossa sociedade?
- Qual a função do carvão ativado para o tratamento da água?