Rede Concepcionista de Ensino  - Colégio Maria Imaculada - São Paulo-SP

Colégio

Maria Imaculada

São Paulo-SP

Pastoral Escolar

A Pastoral do Colégio Maria Imaculada visa garantir o primado de Deus, por meio da formação integral e contínua dos educandos, educadores e de suas famílias, proporcionando uma experiência pessoal de Jesus Cristo, para que o seu anúncio seja testemunhado por toda a comunidade educativa no intuito de propagar a missão concepcionista.

A Pastoral é a realização da missão educativa, pois almeja o crescimento integral da pessoa, proporcionando uma experiência com Jesus Cristo e orientando para o discernimento do projeto de Deus sobre a própria vida e sobre a história. É um espaço dinâmico de vivência dos valores cristãos. Nele encontramos diversos projetos que animam o viver comunitário, como o MAJC - Voluntariado, a Pastoral Familiar, a Catequese e o Acampe com Jesus.

Estas ações sociais têm como objetivo uma experiência de comunhão com as pessoas. Com base na realidade apresentada, os educandos são convidados a mudar o próprio olhar, fazendo uma releitura de nossas práticas cotidianas. Ainda temos os momentos celebrativos, a formação cristã de professores e funcionários, os retiros, entre outros.

Diante da realidade em que vivemos, é necessário realizar uma pastoral aberta ao contexto intercultural e inter-religioso, à luz do Carisma Concepcionista, para que o educando possa inserir-se e interferir no mundo de forma responsável, crítica e criativa.

"Deixai
vir a mim
os pequeninos"

Ensino Religioso

O material de Ensino Religioso da Rede Concepcionista tem o intuito de levar o aluno à reflexão, à descoberta e à vivência dos valores do Evangelho. Parte de dois principais referenciais: o antropológico e o teológico.

A criatividade e a participação do aluno são pontos relevantes da proposta. Momentos celebrativos favorecem a internalização dos valores.

O material pretende ser um caminho para criar empatia com os alunos e, com base no diálogo, transformar os conteúdos em vida.

Campanha da Fraternidade

Com o tema “Fraternidade e superação da violência”, a CF 2018, além de mapear a violência, colocará também em evidência as iniciativas que existem para superá-la, bem como despertar novas propostas com esse objetivo. “A Igreja no Brasil escolheu o tema da superação da violência devido ao crescimento dos índices de violência no Brasil.

O lema da CF “Vós sois todos irmãos” foi extraído do capítulo 23 do Evangelho de São Mateus, no qual Jesus repreende os fariseus e mestres da lei, por suas práticas não serem coerentes com os seus discursos. “Os fariseus e mestres da lei valorizavam a sociedade hierarquizada. Jesus propõe-lhes então um novo modelo mais comunitário e fraterno “Vós sois todos irmãos”.

O cartaz da campanha da fraternidade 2018 mostra um grupo de pessoas de diferentes idades e etnias de mãos dadas, representando a multiplicidade da sociedade brasileira. Especialmente no Ano do Laicato, que terá início na Igreja no Brasil no próximo dia 26 de novembro, o convite é para, por meio da CF 2018, refletir sobre a problemática da violência, particularmente em como superá-la.

May.
23

2018

Gesto Concreto

Campanha - irmãos venezuelanos...

May.
22

2018

Encontro da Pastoral Familiar

Será amanhã, 23 de maio, às 20 horas.

Apr.
11

2018

Encontro Despertar - 8º anos ao 3º EM

O Encontro do CMISP será nesse domingo, 15 de abril, das 9h30 às 13h.

Apr.
11

2018

Reunião de Pais da Catequese

Dia 16 de abril, 2ª feira, às 20h. Não falte!

Mar.
13

2018

Reunião de Pais da Catequese

Dia 19 de março, 2ª feira, às 20h.
Dia de São José

Mar.
02

2018

Comunicado - 23 de fevereiro de 2017

Convite para o 1º Encontro do MAJC

Mar.
02

2018

Comunicado - 9 de fevereiro de 2017

Acampe com Jesus - 6º anos

Mar.
01

2018

Comunicado - 8 de fevereiro de 2017

Catequese - 5º anos

Projetos