Construindo histórias, criando aprendizagens
A literatura ganhou vida em mais uma experiência significativa da turma do Infantil 3 C. A partir do clássico Os Três Porquinhos, as crianças foram convidadas a investigar, criar, dialogar e brincar, transformando a narrativa em uma oportunidade de aprendizagem ativa.
Ao conhecerem as diferentes casas construídas pelos personagens, observaram e compararam materiais e texturas, refletiram sobre as características de cada porquinho e ampliaram o vocabulário relacionado ao espaço, ao tempo e aos deslocamentos, utilizando conceitos como antes, durante, depois, rápido e devagar.
Em seguida, o grupo assumiu o papel de construtor: planejou, criou e montou suas próprias casas. Depois de prontas, as construções tornaram-se cenário para novas brincadeiras, recontos da história e invenção de novas aventuras, fortalecendo a oralidade, a imaginação, a criatividade e o trabalho em equipe.
Mais do que ouvir uma história, as crianças vivenciaram a literatura com o corpo, a fala, as mãos e a imaginação, demonstrando que aprender é também construir sentidos, compartilhar ideias e criar juntos.
Clique aqui e leia mais ...
Entre contos de fadas, luzes e vitrais
Ao ampliar o contato com os contos de fadas, as crianças passaram a observar com mais atenção as ilustrações presentes nos livros e perceberam um detalhe muito especial: os vitrais presentes nos castelos, que narram histórias da realeza e dos personagens de cada conto.
A investigação ganhou novos sentidos quando descobriram que os vitrais também existem fora dos livros e fazem parte de espaços próximos à realidade delas. Durante a visita à capela do colégio, as crianças observaram que os vitrais narram histórias da fé católica.
Nas investigações, identificaram formas geométricas já conhecidas, cores vibrantes e os efeitos da luz ao atravessar os vitrais, criando diferentes luminosidades no ambiente.
Inspiradas por essa experiência, criaram seus próprios vitrais com diferentes formas, tamanhos e cores, ampliando a criatividade, a curiosidade e o olhar investigativo.
Convidamos vocês para apreciar as fotos dessa vivência repleta de descobertas, arte e aprendizagem!
Clique aqui e leia mais ...
Secret Painting
Nas aulas de Inglês com a Teacher Suzi, a turma do Infantil 3 C participou da proposta “Secret Painting”, uma experiência que uniu arte, imaginação e ampliação do vocabulário em inglês.
Com giz branco e aquarela, as crianças descobriram um desenho secreto que estava escondido no papel. A cada pincelada, surgiam cores, formas e muitas hipóteses até a descoberta da palavra do dia: “sock”.
A vivência favoreceu o contato com o vocabulário relacionado às peças de roupa e às cores, incentivando a participação, a escuta, a observação e a comunicação em inglês.
Uma vivência que transformou a curiosidade em aprendizagem e tornou o contato com a língua inglesa ainda mais significativo para as crianças.
Clique aqui e leia mais ...
Pequenas mãos, grandes descobertas
Na turma do Infantil 1 e 2, a areia se transformou em convite para investigar, sentir, explorar e descobrir. Entre texturas, cores, formas geométricas, as crianças viveram experiências que estimularam o tato.
Ao tocar, apertar, procurar e esconder novamente as formas geométricas na areia, exploraram sensações, reconheceram cores, descobriram as diferenças entre o círculo, o quadrado e o triângulo, ampliando suas experiências motoras e sensoriais por meio do brincar.
Na infância, cada descoberta feita pelas mãos ajuda a criança a compreender o mundo ao seu redor.
Confira, nas fotos, os detalhes vividos nessa experiência.
Clique aqui e leia mais ...
No reino da imaginação
No Infantil 4, as crianças descobriram os segredos que existem por trás das narrativas conhecidas nos Contos de Fadas. Entre castelos, personagens, cenários e muita imaginação, exploraram diferentes versões dos contos, perceberam marcas textuais presentes nas histórias e investigaram elementos que fazem parte desse universo mágico, como o famoso “Era uma vez, em um reino muito distante...” e o esperado “viveram felizes para sempre”.
O ambiente foi preparado para convidar as crianças a viverem os contos com o corpo, com a fantasia e a imaginação. Vestidos como personagens, elas exploraram a história da Bela Adormecida e também outros contos escolhidos pelo grupo, ampliando o olhar sobre as narrativas que fazem parte da infância.
Agora queremos saber: qual conto de fadas marcou a sua infância?
Conta pra gente nos comentários e aproveite para ver as fotos desse dia!
Clique aqui e leia mais ...
Influências Portuguesas
Após o estudo sobre os povos Originários do Brasil, as crianças do Infantil 5 A exploraram as contribuições dos portugueses na formação da cultura brasileira. Nesta etapa, o grupo explorou a azulejaria brasileira, tradição de origem portuguesa presente em igrejas, palácios e construções históricas. A partir das observações e descobertas, as crianças realizaram registros em azulejos com desenhos, formas e detalhes inspirados no que aprenderam durante a proposta. As experiências também envolveram sequências de formas geométricas e tamanhos, ampliando a observação, a criatividade, a curiosidade e o raciocínio lógico das crianças. Deslize as fotos e acompanhe um pouco dessa experiência cheia de descobertas, arte e cultura.
Clique aqui e leia mais ...
Explorar a água, sentir, descobrir... e crescer
Entre folhas, flores e gravetos, as crianças do Infantil 1 e 2 C realizaram a vivência com curiosidade. A cada tentativa de pegar os elementos com o pregador, um movimento importante ganhou forma: das mãos inteiras, mais amplas, para gestos cada vez mais delicados e precisos.
É assim, no brincar, que a coordenação vai se refinando. Pequenos movimentos que preparam grandes conquistas lá na frente.
Enquanto exploram a natureza, também constroem caminhos para a autonomia, a concentração e o desenvolvimento da motricidade fina.
Cada descoberta e cada tentativa importam. Vejam as imagens e percebam esses pequenos grandes movimentos acontecendo.
Clique aqui e leia mais ...
Circuitos, desafios e muito movimento
A turma do Infantil 3 C realizou um circuito conduzido pela professora Bernadete, com propostas que envolveram corrida, saltos, equilíbrio e diferentes explorações com o bambolê.
Durante o percurso, as crianças desenvolveram habilidades importantes, como velocidade, coordenação motora global, equilíbrio e percepção espacial, em experiências que integram corpo, movimento e aprendizagem.
Cada etapa do circuito trouxe novos desafios, incentivando a autonomia, a superação e a descoberta das próprias possibilidades.
Veja como foi essa experiência!
Clique aqui e leia mais ...
Você já sentiu o gosto de uma cor?
As crianças do Infantil 4 A e 4 C exploraram os sentidos a partir da degustação de alimentos amarelos, percebendo cheiros, sabores e texturas.
A proposta teve como objetivo desenvolver os sentidos, especialmente o olfato e o paladar, estimulando a curiosidade, a investigação e a linguagem ao descrever sensações. Para fechar com ainda mais significado, transformaram essa vivência em arte: criaram uma tinta natural com açafrão e realizaram produções livres, dando forma às suas descobertas.
Aprender é sentir, experimentar e criar!
Clique aqui e leia mais ...
Momento Mariano: Junho
No dia 08 de junho, participamos do momento mariano com os alunos do Ensino Fundamental anos iniciais.
O tema foi: "Com Maria, vamos ao encontro da esperança!". Inspirados na passagem do Magnificat, celebramos o encontro de Maria como a primeira missionária de Jesus, ao visitar Isabel.
Além de refletirmos neste lindo caminhar, as crianças receberam um coração como gesto de amor que pode transformar o mundo.
Encerramos nosso momento rezando e pedindo que Jesus e Maria nos ensinem a caminhar levando a esperança!
Clique aqui e leia mais ...
Museu da Imigração: Histórias e Memórias
Os alunos do 5º ano viveram uma experiência cheia de aprendizado no Museu da Imigração!
Durante a visita, eles puderam relacionar, na prática, os conteúdos estudados em sala sobre imigração, emigração e fluxos migratórios, compreendendo como diferentes povos chegaram ao Brasil e contribuíram para a formação da nossa cultura.
No museu, os alunos conheceram histórias, objetos, documentos e espaços que mostram a trajetória dos imigrantes que passaram por São Paulo em busca de novas oportunidades e de uma nova vida. Foi um momento enriquecedor de aprendizado, reflexão e conexão com a história.
Clique aqui e leia mais ...
Momento Mariano: Maio
Nosso momento Mariano do mês de maio foi especial!
Fizemos uma viagem com Maria por Caná, em Jerusalém e Judá!
Foi emocionante!
Com as passagens nas mãos fomos ouvindo relatos importantes de sua vida: a participação nas Bodas de Caná, a aflição que passou quando perdeu Jesus e a imensa alegria ao saber que seria a Mãe do Salvador.
Saímos com a bagagem recheada de aprendizados! Foi tão importante, que registramos as principais ideias.
Que bom!
Seguimos firmes no mês de maio, fazendo caminho com nossa mãe!
Clique aqui e leia mais ...
A importância das plantas
Nas aulas de Ciências, os alunos dos 2°s anos A e C estão aprendendo sobre a importância das plantas para os seres humanos.
Pensando nisso, realizaram uma degustação de alimentos de origem vegetal: raízes, caules, frutos e folhas.
Os alunos se encantaram com a descoberta de novos sabores, cores e sobre a importância desses alimentos para a nossa saúde!
Clique aqui e leia mais ...
Cores que combinam com sabores
As turmas de 1ºs anos participaram de uma atividade muito divertida: as crianças vieram com camisetas nas cores que representavam a fruta escolhida por elas para ilustrar o trabalho realizado em Língua Portuguesa.
Além da brincadeira, também reforçaram a importância de uma alimentação saudável no momento do lanche escolar, incentivando escolhas nutritivas de forma leve e consciente.
Aprender a se cuidar também pode ser divertido!
Clique aqui e leia mais ...
Diversidade dos Animais
Neste bimestre os alunos dos 3ºs anos estão estudando a diversidade dos animais.
Durante os estudos sobre os animais, aprenderam que eles podem ser classificados de diferentes formas, de acordo com suas características. Estudaram animais carnívoros, herbívoros, onívoros, vertebrados e invertebrados, além de diferentes grupos, como mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes.
Os alunos foram organizados por grupos de animais e realizaram uma pesquisa para preencherem uma ficha técnica sobre suas descobertas. Após a pesquisa, foi realizada a apresentação para os colegas com uma pequena feira de animais.
O objetivo desse trabalho é aprender de forma divertida, desenvolvendo a curiosidade, a pesquisa e a organização das ideias, ampliando o conhecimento sobre o mundo dos animais.
Clique aqui e leia mais ...
Semana do Combate ao Bullying
Durante esta semana tão especial, nossos alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais vivenciaram momentos de reflexão, aprendizado e, principalmente, de construção de atitudes de respeito e empatia.
Cada turma participou de atividades significativas:
✨ Os pequenos aprenderam sobre a importância da amizade e do cuidado com o outro
✨ Trabalhamos o poder das palavras: aquelas que machucam e aquelas que acolhem
✨ Tivemos encenações e dinâmicas que mostraram como nossas escolhas fazem a diferença
✨ Produções escritas e desenhos reforçaram o compromisso com o respeito
✨ E nossos alunos do 5º ano emocionaram a todos com o projeto “Guardiões do Bem”, levando uma mensagem de acolhimento e proteção para toda a escola.
Encerramos a semana com um gesto simbólico e cheio de significado: a entrega de adesivos com a mensagem
“Faça amigos, não faça bullying”.
Seguimos juntos na construção de um ambiente escolar mais acolhedor, onde todos se sintam seguros, respeitados e pertencentes.
Clique aqui e leia mais ...
Maria, sensibilidade que gera a vida
Ontem, com muito carinho, realizamos o Momento Mariano, que teve como tema: Maria, sensibilidade que gera a vida.
Os alunos do 1º ano nos convidaram a refletir com os olhos de Maria sobre as situações difíceis que encontramos hoje em nossa sociedade e, usando os óculos de Nossa Senhora, ouvimos respostas lindas de amor e solidariedade.
Encerramos nosso momento com a seguinte conclusão: Maria nos ensina a ter olhos atentos e coração que ajuda!
Adiante, como diz Santa Carmen, somos Concepcionistas e rezamos com o coração!
Clique aqui e leia mais ...
Piquenique da partilha
A Páscoa se aproxima e, com ela, a certeza do milagre, da possibilidade de renascer para o novo, enchendo o coração de esperança e de uma fé que nos faz acreditar que tudo é possível, pois Deus está sempre conosco.
Para fortalecer ainda mais a compreensão de valores tão presentes em nossa Escola, como respeito aos colegas, generosidade e amor profundo por aqueles que caminham conosco, os alunos do Fundamental Anos Iniciais fizeram um piquenique da partilha, em que cada um pôde dividir um pouquinho do seu lanche com os colegas e também partilhar conversas, risadas e momentos que ficarão sempre guardados na memória e no coração!
Clique aqui e leia mais ...
A copa da água - do micro ao macro
No encontro interdisciplinar com os 6º anos “A copa da água - do micro ao macro”, a abordagem de raciocínio e observação que conecta detalhes específicos a contextos amplos fez parte das situações-problemas apresentadas pelos educadores de Ciências, Geografia e Matemática.
Essa transição ajudou os alunos a compreenderem fenômenos complexos, em que o que acontece na menor escala impacta ou reflete a dinâmica geral de toda a sociedade.
Por meio de investigação laboratorial, os alunos formularam hipóteses, contaram com diagnóstico matemático de consumo junto de seus familiares e participaram ativamente da dinâmica geopolítica e gamificação com o jogo “Super Trunfo da Água”, relacionando o consumo de água com os países envolvidos na Copa do Mundo/26.
Vale conferir!
Clique aqui e leia mais ...
Tecnologia, criatividade e consciência social em ação!
Os alunos do 9º ano desenvolveram um projeto durante as aulas de Espanhol unindo tecnologia, criatividade e responsabilidade social. A proposta foi criar um produto ou serviço inovador e sustentável, utilizando a inteligência artificial de forma ética e consciente, além de refletir sobre os impactos da IA e da automação no mercado de trabalho e na possível substituição de profissões.
Durante o processo, os alunos pesquisaram as transformações no mundo do trabalho, analisaram desafios do futuro e pensaram em soluções que valorizassem o ser humano, a sustentabilidade e o uso responsável da tecnologia. Cada grupo criou o logo da empresa, elaborou orçamento, calculou custos e definiu o preço final de seus produtos ou serviços, colocando em prática conceitos de empreendedorismo, planejamento e inovação.
Além de todo o desenvolvimento criativo e crítico, o projeto também proporcionou aos alunos uma vivência significativa da Língua Espanhola, ampliando vocabulário, comunicação e aprendizagem no idioma de forma prática e contextualizada.
¡Tecnología, creatividad y conciencia social en acción!
Los estudiantes de 9º grado desarrollaron un proyecto durante las clases de Español, integrando tecnología, creatividad y responsabilidad social. La propuesta consistió en crear un producto o servicio innovador y sostenible, utilizando la inteligencia artificial de manera ética y consciente, además de reflexionar sobre los impactos de la IA y la automatización en el mercado laboral y la posible sustitución de profesiones.
Durante el proceso, los alumnos investigaron las transformaciones en el mundo del trabajo, analizaron los desafíos del futuro y pensaron en soluciones que valoraran al ser humano, la sostenibilidad y el uso responsable de la tecnología. Cada grupo creó el logotipo de su empresa, elaboró un presupuesto, calculó costos y definió el precio final de sus productos o servicios, poniendo en práctica conceptos de emprendimiento, planificación e innovación.
Además de todo el desarrollo creativo y crítico, el proyecto también brindó a los estudiantes una experiencia significativa en el aprendizaje de la Lengua Española, ampliando su vocabulario, fortaleciendo la comunicación y favoreciendo el aprendizaje del idioma de manera práctica y contextualizada.
Clique aqui e leia mais ...
Aprendendo a aprender
Ensinar a aprender pode ser definido como desenvolver as atitudes, habilidades e conhecimentos necessários para se tornar um aluno mais eficaz e potencializar sua vivência no ambiente escolar.
Os 6°s anos do EFAF estão participando de encontros semanais com a Prof. Cecília, de História, e o Prof. Marcos, de Geografia, para aprimorar habilidades essenciais, como comunicação, trabalho em equipe, administração do tempo, planejamento, postura e resolução de problemas.
É fundamental oferecer aos alunos ferramentas capazes de levá-los à descoberta de como aprender melhor, com o cuidado de fazer com que esses instrumentos sejam efetivamente utilizados.
Clique aqui e leia mais ...
Renascimento em ação
Em nosso Encontro Interdisciplinar os alunos dos 7º anos mergulharam no período do Renascimento em uma proposta cheia de criatividade e cultura, em parceria com História e Inglês.
Fatos históricos e a integração do idioma garantiram uma comunicação autêntica no contexto, possibilitando o aprofundamento sobre a reflexão do olhar eurocêntrico presente nas criações artísticas da época e seu impacto na sociedade atual.
As releituras criadas pelos alunos trouxeram a partilha de cenários renascentistas e a compreensão da importância de apreciar a arte e de debater as ideias e os valores de sua própria época.
Confira!
Clique aqui e leia mais ...
Cartografia
Durante as aulas de Geografia, conduzidas pelo Prof. Marcos, os alunos dos 6ºs anos vivenciaram a localização e a escala cartográfica a partir de suas próprias experiências colaborativas, tornando o aprendizado significativo e dinâmico.
Os alunos puderam se conectar aos espaços vividos por meio de mapas, localizando diferentes cidades e desenvolvendo a noção de orientação espacial.
Em seguida, mediram a distância entre esses pontos no mapa e aprenderam a calcular a distância real entre as cidades, compreendendo de forma concreta o conceito de escala estudado em sala de aula.
Clique aqui e leia mais ...
Revolução Francesa - Uma Jornada Imersiva
No encontro interdisciplinar de História, Matemática e Inglês os alunos dos 8ºs anos tiveram a oportunidade de explorar política, economia, sociedade e pessoas.
Além de construírem uma resposta fundamentada para a pergunta norteadora: “Por que a Revolução Francesa marca o início de uma nova idade da história?”.
Em diferentes estações de aprendizagens vivenciaram todas as etapas propostas.
Afinal, tudo se conecta!
Os números mostram a DESIGUALDADE!
As palavras mostram a REVOLTA!
E o fato histórico mostra o quanto as PESSOAS foram afetadas diante da Revolução Francesa.
Uma manhã de grandes aprendizados! ✨
Clique aqui e leia mais ...
Certificação Cambridge - EFAF
Realizamos a entrega dos Certificados Cambridge aos alunos do EFAF, celebrando com orgulho as conquistas de 2025.
Os resultados atestam um padrão de proficiência reconhecido internacionalmente, além de uma etapa importante para o aprendizado da Língua Inglesa.
Acreditamos que a certificação é uma oportunidade para toda a vida, abrindo portas acadêmicas, profissionais e culturais ao redor do mundo.
Congratulations! ⭐️✨⭐️
Clique aqui e leia mais ...
Ciência em Movimento
O mês de abril foi de muita agitação e de ciências para os alunos do 9º ano! No dia 11/4 os professores de Ciências, Ed. Física, Física, Química organizaram uma atividade interdisciplinar voltada para treinar o corpo e articular alguns conceitos das ciências da natureza sobre movimento e higiene.
Os alunos foram desafiados a passar por quatro estações de trabalho, cada uma com uma tarefa diferente e relacionadas ao tema central.
Ao final da manhã, todos voltaram para casa com a atividade física em dia e com amostras coletadas, que foram analisadas na aula de ciências.
Parabéns aos professores César (Ed. Física), Iara (Física), Jéssica (Ciências) e Lize e Rita (Química) pela proposta!
Clique aqui e leia mais ...
Teatro em Família
Com o compromisso de proporcionar oportunidade de aprendizagens significativas e com o intuito de ampliar as experiências de sala de aula na área de Linguagem, recebemos estudantes e seus familiares para a peça teatral “A saga de Pedro Malasarte”, de Ruth Guimarães.
Um encontro além da arte, cultura e literatura!
Um espaço para fortalecer os vínculos e a convivência saudável e segura em nosso espaço escolar.
Seguimos juntos (família e escola) em nossa missão educativa!
Clique aqui e leia mais ...
Olimpíada Brasileira de Astronomia
Nossos alunos participaram da 29ª edição da OBA/2026. 🧑🚀 🚀
Entre cálculos, desafios e registros, a oportunidade de despertar o interesse pela astronomia 🪐, tecnologia e exploração espacial 🔭.
Um momento de aprendizado, curiosidade e incentivo ao desenvolvimento científico.
Desejamos excelentes resultados aos participantes! ⭐️✨
Clique aqui e leia mais ...
Visita ao Instituto de Química da USP
Pelo terceiro ano consecutivo nossos alunos do Ensino Médio vivenciaram no Instituto de Química da USP (IQ USP) momentos de partilha, de pesquisa e de análise de dados na área de biocombustível! Essa parceria começou graças aos projetos de Ciências realizados pelos alunos para a mostra de 2024.
Os alunos conheceram a estrutura física dos laboratórios do Instituto de Química, inclusive a central analítica, local onde estão os equipamentos de análise e de identificação dos compostos químicos dos materiais. Mais que conhecer, nossos alunos participaram ativamente nesses laboratórios, no desenvolvimento da pesquisa relacionada à síntese do biodiesel.
Eles também "bandejaram na USP" e encerraram o dia satisfeitos pelo trabalho que fizeram!
Parabéns à profa. Lize, pela orientação dos alunos e ao professor Omar Seoud pela condução do projeto Química Verde na Escola e por estabelecer a parceria com as escolas!
Clique aqui e leia mais ...
Atividade de Laboratório
Como avaliar a tomada de decisão para situações-problemas? Uma sugestão é a proposta de laboratório com roteiro aberto.
No primeiro bimestre os alunos da 1ª série fizeram uma atividade avaliativa de Química que consistiu em resolver uma situação-problema. Nesse caso, o vínculo com o laboratório foi essencial para que a professora Lize pudesse avaliar os conhecimentos conceituais e procedimentais dos alunos.
Clique aqui e leia mais ...
Projeto de Vida: Troca de Experiências
Em abril, os alunos da 3ª série do ensino médio realizaram na aula de projeto de vida um momento de conversa com os ex-alunos sobre os desafios e expectativas da 3ª série. Na atividade, proposta pela professora Maria Amélia, os alunos puderam trocar experiências e dicas de preparação para o vestibular!
Agradecemos a presença dos ex-alunos!
Clique aqui e leia mais ...
Simulado CMISP
No último sábado, 21/3, os alunos do Ensino Médio iniciaram o período de simulados.
O simulado é um ótimo recurso de treino para os exames externos oficiais (vestibulares e ENEM). Em especial, a 3ª série terá um ritmo mais intenso de simulados e estaremos torcendo para que todos os alunos consigam realizar o desejo de entrar na Universidade de sua preferência.
Clique aqui e leia mais ...
Defesa Pessoal
No último dia 18/3, as alunas do Ensino Médio foram convidadas para participar de uma dinâmica no Complexo Esportivo Maria Imaculada (CEMI). Com a orientação do instrutor Rodrigo Vergueiro, as alunas conheceram algumas técnicas de defesa pessoal.
Foram duas horas de integração, conhecimento e de atividade física!
Obrigada pela parceria, CEMI!!!
Clique aqui e leia mais ...
Cartas às Irmãs Servas
No dia 6 de março, preparando a celebração do Dia Internacional da Mulher, convidamos nossos alunos a fazerem memória da luta e testemunho das mulheres e, especificamente, trouxemos uma situação difícil e triste, como o assassinato da irmã Nádia Gavanski, uma religiosa dedicada, trabalhadora, que foi brutalmente assassinada.
A proposta feita: Através de cartas, desenhos, mostrarmos nossa solidariedade, nossa presença amiga, nosso desconforto com a violência, nosso amor por aquele que sofre.
Os alunos dos 9º anos e do EM fizeram refletir, também. A sensibilidade aguçada de alguns chegou a nos emocionar, professoras com experiência larga e com o coração apertado diante do horror.
Desejamos, neste gesto simples, deixar nossa marca de singeleza e afeto num mundo desafiador e cruel.
Clique aqui e leia mais ...
Aulas de Laboratório
O mês de fevereiro acabou, mas as aulas de laboratório de Física e de Química só estão começando para os alunos da 1ª e da 2ª séries do Maria Imaculada! Aqui, as aulas de laboratório ocorrem semanalmente e auxiliam os alunos no desenvolvimento de ações metodológicas, na articulação entre o conceito e a observação e na articulação do trabalho em grupo!
Clique aqui e leia mais ...
Atividade de Integração
Alunos e ex-alunos do Ensino Médio já conhecem a atividade de palavras cruzadas, organizada pelo professor Sílvio Higa, de Biologia.
Tradicionalmente aplicada uma vez por bimestre, a atividade promove a integração entre os alunos do Ensino Médio, uma vez que o grupo é misto. Além disso, contribui para o desenvolvimento de estratégias relacionadas à pesquisa e à gestão do tempo e, claro, para a avaliação e ampliação do vocabulário e dos conceitos de diferentes áreas do conhecimento.
Em 2026, não será diferente: começamos a semana com essa atividade!
Clique aqui e leia mais ...
Matemática com as mãos
Na oficina do Contraturno, os alunos do 2º ano colocaram a mão na massa — literalmente! Utilizando massinha, eles produziram o material dourado a partir dos números das fichas recebidas, trabalhando de forma prática e divertida os conceitos de centena, dezena, unidade e quantidade.
Além de estimular o raciocínio lógico e matemático, a atividade também contribuiu para o desenvolvimento da coordenação motora, da concentração e da criatividade das crianças.
Momentos assim tornam a aprendizagem mais leve, participativa e significativa!
Clique aqui e leia mais ...
Fotossíntese na prática
No Contraturno, além das lições de casa, também exploramos e vivenciamos os conteúdos de forma prática e significativa!
Os alunos do 2º ano reforçaram o conteúdo de Ciências sobre o processo da fotossíntese por meio de uma atividade criativa e interativa.
As crianças construíram uma maquete com papéis coloridos para representar a fotossíntese, compreendendo de maneira mais concreta a importância da luz solar, da água, dos nutrientes do solo, dos gases e das partes da planta nesse processo tão essencial para a vida.
Uma experiência que uniu aprendizado, criatividade e participação ativa dos alunos!
Clique aqui e leia mais ...
Oficina especial de Dia das Mães
Os alunos do Contraturno participaram de uma oficina especial de Dia das Mães: a confecção de ímãs com cerâmica fria. Foi uma experiência que eles amaram viver, explorando a criatividade, desenvolvendo a coordenação motora e expressando suas ideias em cada detalhe.
Tudo foi produzido com muito carinho, dedicação e capricho, tornando o momento ainda mais especial, divertido e significativo. Além do aprendizado, a atividade proporcionou momentos de alegria, interação, imaginação e muitas descobertas, valorizando a expressão artística e o afeto em cada criação feita pelas crianças.
Clique aqui e leia mais ...
Conscientização do autismo
No mês de abril, dedicado à conscientização do autismo, a turminha do Contraturno participou de um momento muito especial.
Através da leitura do livro Meu amigo faz iiii, as crianças puderam conhecer, de forma leve e sensível, as diferenças e a importância do respeito, da empatia e da amizade.
Após a leitura, tivemos uma roda de conversa cheia de escuta, trocas e descobertas… um momento rico, onde cada criança pôde se expressar e aprender que cada pessoa é única e especial do seu jeitinho.
Seguimos formando corações mais conscientes, acolhedores e cheios de amor.
Clique aqui e leia mais ...
Rotina de estudo que faz a diferença
Diariamente, os alunos do Contraturno – Fundamental Anos Finais utilizam o laboratório de informática para realizar suas lições de casa, as atividades da plataforma SAS e também para estudar pelos livros, preparando-se para as avaliações.
Entre computadores, cadernos e livros, o que se vê é concentração, organização e dedicação. Esse momento de estudo orientado fortalece a autonomia dos alunos e contribui para a construção de hábitos importantes para a vida acadêmica.
Porque aprender também é cultivar disciplina, responsabilidade e constância.
Clique aqui e leia mais ...
Tangran
Os alunos do Contraturno participaram de uma atividade especial com o Tangram — um quebra-cabeça geométrico chinês composto por sete peças.
Além de divertido, o Tangram é uma excelente ferramenta para estimular o raciocínio lógico e o pensamento espacial.
Cada criança soltou a imaginação, criou sua própria figura e compartilhou sua criatividade com a turma!
Clique aqui e leia mais ...
O Menino Marrom, de Ziraldo
Os alunos dos Módulos IV e V do Contraturno participaram de um projeto especial, inspirado no livro O Menino Marrom, de Ziraldo.
A história mostra a amizade entre dois meninos que, mesmo sendo diferentes, descobrem o valor de estarem juntos e de aprenderem um com o outro.
A partir dessa leitura, as crianças refletiram sobre como a convivência fica mais rica quando sabemos respeitar e acolher cada pessoa como ela é.
Depois da leitura e de uma conversa sobre o tema, os alunos realizaram uma atividade criativa: receberam a imagem do rosto do Menino Marrom e foram convidados a completar o desenho com a sua própria metade.
O resultado foi um conjunto de produções únicas, revelando como cada um tem sua identidade e, ao mesmo tempo, pode se reconhecer como parte de um grupo de amigos.
Esse momento reforçou, de maneira simples e verdadeira, a mensagem do livro: a amizade e o respeito são caminhos que nos aproximam e nos ajudam a viver melhor em comunidade.
Clique aqui e leia mais ...
Liberte uma Leitura
Ler é dar asas à imaginação e aprender o valor da partilha.
Toda semana, os alunos do Contraturno da Educação Infantil irão “libertar uma leitura”, vivendo novas histórias e descobrindo que dividir conhecimento e emoções torna tudo ainda mais especial.
As leituras estarão sempre guardadas em uma gaiola, prontas para serem libertas e ganharem vida através das páginas dos livros.
Nossa primeira leitura foi O Ratinho, o Morango Vermelho Maduro e o Grande Urso Esfomeado, escrito por Don e Audrey Wood e ilustrado por Don Wood. A história nos mostrou que, quando compartilhamos, todo mundo sai feliz. Para completar esse momento especial, as crianças degustaram morango e gelatina, tornando a experiência ainda mais doce e significativa.
Que venham muitas leituras libertas e muitos sorrisos espalhados!
Clique aqui e leia mais ...
Biscoito da Leitura
As crianças do 1º e 2º anos do Contraturno colocaram a mão na massa e prepararam biscoitos deliciosos. Depois, para saborear essa gostosura, precisaram “alimentar” o bichinho da leitura, lendo em voz alta as palavras escritas nos biscoitos mágicos.
Uma atividade divertida, saborosa e cheia de aprendizados — onde a alfabetização se mistura com o prazer de ler.
Clique aqui e leia mais ...
Serviços e Parcerias
CMI SP
INSTITUCIONAL
SERVIÇOS
Rede Concepcionista de Ensino



